Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

quarta-feira, 30 de março de 2011

CONHEÇA NOSSAS ÁRVORES 2

                 Nesta edição do Jornal vamos conhecer mais uma espécie arbórea do município. A segunda espécie a ser apresentada é a “Lofântera da Amazônia”, de origem nativa e que se encontra no passeio público na Rua Pedro de Toledo, em frente ao número 65 e na Nova Cardoso no perímetro urbano, lado esquerdo da Vicinal Itajobi-Nova Cardoso.

Lofantera, lofantera-da-amazônia
Lophantera lactescens

Nova Cardoso

Rua Pedro de Toledo



Característica: é uma árvore muito exuberante com seus cachos de flores pendentes. Apresenta copa de forma cônica ou piramidal. Tem grande utilização paisagística, devido ao seu espetacular aspecto quando florida. Apresenta crescimento moderado e é adequada para plantio isolado ou em grupos, embelezando parques e jardins, assim como na recuperação de áreas degradadas, principalmente próximas a rios e lagos. As lofânteras devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, úmido e enriquecido com matéria orgânica. Planta tipicamente tropical, não se desenvolve bem em climas frios.
Produção de Mudas: Multiplica-se por sementes.
Florescimento: de março a agosto.
Frutificação: de setembro a outubro.

Gostou da espécie? O Departamento Municipal do Meio Ambiente disponibiliza mudas gratuitas para todos que desejam plantá-las nas suas calçadas.

Moradores do Distrito de Nova Cardoso também podem buscar suas mudas na EMEF José Cardoso de Mattos.

Departamento Municipal do Meio Ambiente
Rua Pedro de Toledo, 779-C - Centro
Fundo da Casa da Lavoura
Tel.: (17) 3546-2427

sexta-feira, 25 de março de 2011

22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água é realizado anualmente em 22 de Março, como forma de concentrar a atenção sobre a importância da água doce e defender o manejo sustentável desta.
O objetivo do Dia Mundial da Água 2011 é chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.
Em Itajobi o Dia Mundial da água está incluso no Calendário de Datas Comemorativas Municipais, de acordo com a Lei 748/2010, e todas as escolas do Município trabalham diversas atividades sobre a Água e sua Conservação durante toda a semana.
Devemos comemorar esta importante data, não só neste dia, mas também nos outros dias do ano. Precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças, etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Você cidadão Itajobiense é parte integrante de todo o processo de preservação e peça essencial para manter a qualidade de água consumida no município.


EMEF Maria Apparecida Nelli

EMEF Maria Apparecida Nelli

EMEf José Cardoso de Mattos

EMEF Inácio da Costa

EMEF Inácio da Costa

segunda-feira, 21 de março de 2011

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

CONHEÇA NOSSAS ÁRVORES

A partir desta edição você conhecerá as espécies de árvores do nosso município. Toda semana você descobrirá um tipo diferente e saberá onde ela está plantada, poderá visitá-la e se maravilhar com a diversidade de espécies da nossa cidade.


A primeira espécie a ser apresentada é a “Árvore da China”, que se encontra na Praça Valdemar Ferreira (Praça da Paz), em estágio de floração.

ÁRVORE DA CHINA
Koelreuteria paniculata



Característica: As folhas são caducas e de tamanho médio com flores de cor amarela e rosa. É uma árvore de crescimento rápido de 10 a 12m de altura, com folhas grandes, aglomeradas

Produção de mudas: multiplica por sementes
Floração: dezembro a abril
Frutificação: maio a junho
Árvore de beleza notável, adequada para composição de parques e utilizada na arborização de ruas.
Planta Exótica, originária da China.

quarta-feira, 9 de março de 2011

INFORMATIVO POLUIÇÃO DO AR

INFORMATIVO LIXO DOMÉSTICO

Com o passar dos anos o poder aquisitivo da população melhorou e com isso as pessoas se tornaram mais consumistas aumentando o volume de lixo que são despejados de forma irregular na natureza.

Foi constatado que a população de maneira geral não sabe separar o lixo doméstico e que o gasto com a destinação poderia ser reduzido e usado em outros benefícios para a população. Em Itajobi isto também acontece.

Observe o que você joga fora todos os dias, latas de bebidas, saquinhos de adoçante, papéis e garrafas são apenas alguns dos itens que são encontrados numa lata de lixo comum. Para muitas pessoas isso é lixo, mas eles são aproveitáveis – papel, vidro, plástico, metal, podem ser reciclados. Cabe a você separá-los de maneira correta contribuindo com isso para um ambiente saudável.

Os resíduos domésticos que devem ser depositados para serem coletados pelo caminhão de lixo da Prefeitura são somente os restos de alimentos, papel higiênico, carbono, fraldas descartáveis e absorventes femininos.

Grande parte do conteúdo de uma lata de lixo é formada por embalagens. O papelão, o papel e os recipientes plásticos que envolvem um produto são desenhados para torná-lo mais atraente ao comprador, mas não passam de pacotes descartáveis. Todo este material deve ser separado (pode ser em mesmo recipiente ou saco) e levado pelo caminhão da reciclagem.

A madeira, a terra, as folhas dos jardins não são lixo doméstico, e não devem estar misturados ao lixo comum. Todo o entulho deve ser colocado separadamente para um destino final correto.

Jogar lixo nas estradas e terrenos baldios é crime! A comunidade deve ajudar a manter o nosso Meio Ambiente limpo, e todos podem denunciar estes atos de infração a natureza.

Departamento Municipal do Meio Ambiente
Rua Pedro de Toledo, 779-C – Centro
Disque Denúncia: (17) 3546-2427