Este blog é para divulgar tudo o que está sendo feito em Itajobi - SP, com relação a preservação do Meio Ambiente. Conheça o trabalho, atualize-se, dê sua opinião ou denuncie algum ato de desrespeito à natureza!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA

Desde muito tempo, o homem vem trocando o meio rural pelo meio urbano. As cidades foram crescendo, na maioria das vezes de forma muito rápida e desordenada, sem um planejamento adequado de ocupação, provocando vários problemas que interferem na qualidade de vida do homem que vive na cidade.


A vegetação, tem sido de grande importância na melhoria das condições de vida nos centros urbanos, pelos vários benefícios que pode proporcionar. As árvores possuem um papel muito importante no restabelecimento da relação entre o homem e o meio natural, garantindo melhor qualidade de vida.

Uma adequada arborização nos fornece boa sombra e ventilação constituindo o conforto térmico nas cidades. Além disso, as plantas nos trazem além da função paisagística, a proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares, ambientação à pássaros e absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população.

Com a chegada da Primavera o clima fica mais quente, diminuindo a sensação de frescor na cidade, mas sabemos o que devemos fazer! Vamos começar a preparar um espaço para plantar nossa árvore em frente de casa e melhor a qualidade do nosso ambiente.

Desde 2010 Itajobi possui a Lei nº 759/2010 que disciplina o plantio, o replantio, a poda, e a extração, além do planejamento da arborização urbana e propõe que todos os munícipes tenham uma árvore em frente a sua residência. Por isso, você que ainda não tem árvores em sua calçada, dê o exemplo e plante uma árvore. O Departamento Municipal do Meio Ambiente está doando mudas a todos os CIDADÃOS CONSCIENTES do dever! As plantas estão disponíveis de segunda à sexta, em horário comercial, à Rua Pedro de Toledo, 779-C, fundo da Casa da Lavoura.



Um comentário: